Vem aí o RD Summit 2023, o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina que acontecerá na Expo Center Norte em São Paulo. 

Essa é uma oportunidade perfeita para conhecer as tendências e novidades do mercado, aprender novas estratégias, ter insights para a sua vida e para a sua empresa e ainda fechar negócios com os melhores parceiros e profissionais do país.

A Adtail convida você a saber mais sobre esse evento imperdível e a participar com o nosso cupom exclusivo de 15% off

Descubra e aproveite!

O que é o RD Summit: conheça o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina 

O RD Summit é o maior evento sobre Vendas e Marketing Digital da América Latina e acontece uma vez ao ano desde 2013. Além disso, o evento é realizado pela RD Station, empresa líder em soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil e uma das maiores tech companies do mundo. 

Com a participação de mais de 15 mil dos melhores profissionais de Marketing do país, sendo que mais de 60% deles são líderes, o evento tem mostrado o seu poder no aprimoramento de gestão estratégica e na potencialização da geração de negócios. 

O evento também é perfeito para analistas de diversos segmentos, pois capacita profissionais com técnicas avançadas e mostra as tendências do mercado.

São 3 dias de imersão em 9 trilhas temáticas que apresentam assuntos relevantes, sendo eles:

Neste ano, o evento terá mais de 120 palestrantes das maiores empresas do mundo que compartilharão os seus conhecimentos, como o CEO da Atlas, Rick Hammell, o influenciador de marketing digital e entusiasta da publicidade Vinicius Gambeta (Agência de Bolso) e o Gerente Senior de Redes Sociais e Influência no Magalu, Pedro Alvim. 

Haverá também palestrantes inspiradores que auxiliam no desenvolvimento pessoal e no cuidado com a inteligência emocional com grandes nomes, como a líder espiritual Monja Coen e o rapper Emicida. 

Para completar, o RD Summit também traz o maior entretenimento em eventos corporativos. Serão 6 shows musicais, mais de 80 food trucks e mais de 50 mil litros de chopp disponíveis. 

Quando será o RD Summit? 

O RD Summit de 2023 acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de novembro no Expo Center Norte em São Paulo com mais de 200 marcas expositoras. Nos três dias, o credenciamento começa às 08:00h da manhã e ele só precisa ser feito uma vez. 

O início das palestras, Feira de Negócios e Mercado de Agências acontece a partir das 09:00h da manhã e a programação termina às 18:00h. No entanto, o RD Summit continua com o esperado Happy Hour, que vai até por volta das 21:00h

Todas as informações oficiais sobre o RD Summit estão no site oficial do evento. Confira!

Adtail e RD, uma parceria de sucesso!

A Adtail é parceira Diamond certificada do RD Station, o que comprova a nossa expertise e a nossa qualidade em serviços de Inbound Marketing. O nível Diamond é o passo mais alto da jornada de sucesso de um parceiro RD, e continuamos a oferecer um atendimento de excelência para a escalabilidade de diversos negócios.

Além disso, é com muito orgulho que somos patrocinadores do RD Summit 2023 e teremos um estande durante o evento! 

Compre seus ingressos com nosso cupom exclusivo: veja como é fácil!

O RD Summit é uma grande oportunidade para networking e traz experiências únicas que marcam a sua carreira e a sua vida para sempre. 

Por isso, convidamos você a participar do evento, visitar o estande da Adtail, conversar com os nossos especialistas e conhecer de perto as nossas soluções de Marketing Digital que alavancam o sucesso da sua marca. 

E, para você comprar ingressos para o RD Summit agora mesmo, temos um cupom de desconto de 15% para você! 

Para garantir é muito fácil! Vá até o site do Sympla, aplique o código promocional ADTAIL15, escolha entre as opções de ingressos disponíveis, clique em “Comprar Ingressos” e siga os próximos passos para finalizar a sua compra!

Temos a certeza de que você vai aproveitar bastante e de que o RD Summit 2023 vai impactar positivamente a sua vida e as suas próximas estratégias de negócios.

Temos um encontro marcado. Nos vemos lá!

Preparamos este conteúdo para você saber mais sobre o Marketing na Copa do Mundo e Natal de forma que consiga maximizar o retorno de campanhas específicas para o período. Aproveite!

Quais são as oportunidades do Marketing na Copa do Mundo e Natal?

As datas comemorativas são um propósito a mais para compras e, por isso, não se pode ignorar nenhum evento que envolva o consumo das pessoas. 

O fim de ano, por exemplo, traz o Natal e, consequentemente, um momento muito propício para as vendas de e-commerce. Quando, além disso, acontece também a Copa do Mundo, as oportunidades de venda se potencializam.

O Natal aquece o mercado com a procura de presentes para amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho nas brincadeiras de amigo-secreto. O melhor é que quase todos os nichos do mercado são procurados. 

Já a Copa do Mundo apresenta o esporte que é paixão nacional do brasileiro: o futebol. Nesse sentido, as pessoas se reúnem para assistir a jogos e, dessa maneira, buscam por formas de se divertirem mais e terem mais conforto. 

Essa é a hora de muitos consumidores procurarem por televisores e sofás novos, além de comidas e bebidas que tornam os momentos ainda mais especiais. 

No entanto, tenha em mente que, qualquer que seja o seu negócio, é possível aproveitar essas datas e trabalhar o Marketing na Copa do Mundo e Natal. A ideia é mostrar que sua marca não está alheia ao que está acontecendo e integrar as suas ações às datas, deixando-a mais próxima do público.

Só para ilustrar, imagine o nicho de decoração para a casa. Inicialmente, ele não tem nada a ver com a Copa, certo? Mas isso pode ser revertido se o negócio destacar itens em verde e amarelo, por exemplo.

Dessa maneira, será possível maximizar o retorno de campanhas já existentes e criar ações específicas para o período.

Lembre-se: não é apenas Marketing

Quando trabalhar o Marketing na Copa do Mundo e Natal, tenha em mente que sua empresa precisa ser estratégica para atrair consumidores, além de convencê-los a realizarem as suas compras. 

Consequentemente, será necessário estar preparado para um alto volume de compras e, por isso, esteja atento a alguns detalhes. 

Veja abaixo quais são.

Estoque

Imagine a situação em que você realiza muitas vendas, mas quando vai fazer a coleta, se depara com a falta de estoque. Além de sentir que perdeu em faturamento, o consumidor pode se sentir desrespeitado e parar de confiar em sua marca.

O melhor é evitar situações como essas e se planejar para datas que têm alto volume de vendas.

Atendimento ao consumidor

Com mais pessoas notando sua marca, maior será a necessidade de interação com o público. 

Aqui, é importante ter profissionais de social media atentos e profissionais de atendimento ao consumidor para quaisquer problemas e dúvidas que possam surgir. 

Logística

Os consumidores gostam de rapidez no recebimento de suas mercadorias. Quanto mais rápido você entregar, mais satisfeitos eles estarão e mais recomendações sua marca ganhará. 

Portanto, trabalhe com metodologias como o fulfillment e ofereça experiências incríveis para os clientes. 

Pós-vendas

Saiba que a relação com o cliente não acaba após o recebimento da mercadoria. Na verdade, é importante trabalhar com a fidelização e ainda aproveitar para pedir avaliações de seu serviço que ajudem outros usuários. 

Assim, você também gera conteúdo para a sua marca a partir de experiências reais. 

Pontos estratégicos do Marketing para vender mais

Primeiramente, para vender mais com o Marketing na Copa do Mundo e Natal, será preciso estabelecer metas. Faça um estudo para estabelecer o valor que precisa ser alcançado e, assim, ter ideias objetivas de ações. 

Reflita sobre o que faz sentido para o seu nicho, analise o que pode fazer parte de queimas de estoque e que tipo de promoção é possível criar de modo que consiga bastante retorno.

Ao estabelecer as metas, é fundamental se atentar às ações da concorrência, pois ela também estará no jogo e sua marca precisará se destacar de alguma forma.

Além das metas, existem pontos estratégicos do marketing que ajudam seu negócio a aproveitar as oportunidades de vendas no fim de ano. Veja a seguir!

1. Tráfego orgânico com SEO

Em datas de muita movimentação comercial, como o Natal, as ações de mídia paga ficam mais caras. Então, é importante também focar no tráfego orgânico.

Para isso, trabalhe com técnicas de SEO que farão sua marca aparecer para clientes em potencial. 

Contudo, não deixe para a última hora, pois os resultados de tráfego orgânico acontecem de médio a longo prazo.

2. Tráfego Pago

Apesar de se tornarem mais caras, não ignore o poder do tráfego pago. Afinal, quando feito de maneira correta, o investimento em anúncios pode trazer altas taxas de conversão

Durante o Natal e a Copa, invista em campanhas com carreguem as cores das datas, além de fazer referências a elas no texto.

3. Metodologia Inbound

A metodologia de Inbound faz as vendas chegarem até a sua marca a partir de estratégias que alcançam o público certo e estabelecem um relacionamento próximo com ele. 

Por isso, é necessário cuidar do visual, usar gatilhos nas Landing Pages, trabalhar com o e-mail marketing, manter diálogo com o público nas redes sociais, entre outras ações.

Por exemplo, durante a Copa, é possível criar conteúdos em redes sociais que se relacionem com o evento e com o seu produto.

Com isso em mente, você trabalha a maturidade dos leads dentro de seu funil de vendas.

4. Ações de CRM

Outra maneira de trabalhar o funil de vendas é a partir do gerenciamento de todos os contatos e interações com leads e clientes, ou seja, de CRM. Essas ações, aliás, aproximam a marca do público e geram confiança e fidelização.

Planeje as suas estratégias com uma equipe de experts

Precisamos enfatizar que, para um Marketing de Copa do Mundo e Natal ter sucesso, é preciso estar atento às estratégias o ano inteiro

É importante, por exemplo, treinar os algoritmos de plataformas de anúncio desde sempre para conseguir segmentar melhor o público e entregar as ações de marketing com mais assertividade. Isso pode ser feito, aliás, na Black Friday, para quem não se antecipou. 

Para trabalhar dessa forma, o melhor é confiar em profissionais da área e ter uma agência de marketing digital cuidando dessas datas. Desse modo, você consegue resultados expressivos ao aproveitar ao máximo as oportunidades.

Conheça mais sobre marketing digital e como se preparar para gerar mais oportunidades em nosso artigo sobre Jornada de Compra.

Sabe por que o Live Commerce tem, cada vez mais, sido uma escolha para os e-commerces? Porque essa é uma estratégia fantástica para conseguir resultados. Entenda o fenômeno agora!

Leia também: 7 benefícios de se tornar uma empresa Omnichannel

O que é Live Commerce? 

Quando falamos em Live Commerce, estamos nos referindo a uma estratégia de vendas que utiliza o poder das plataformas de eventos ao vivo, ou streaming, para alcançar os objetivos de um e-commerce.

Ou seja, a ideia é vender mais através da voz de pessoas influentes para o seu público-alvo em um evento ao vivo e em vídeo.

Na prática, ao invés de usar vendedores tradicionais, o Live Commerce conta com apresentadores com certa popularidade para falar dos benefícios de um produto ou serviço.

Desse modo, a comercialização acontece de forma mais intimista e descontraída. Afinal, o formato permite a aproximação com o público, que pode interagir com os influencers sanando dúvidas e oferecendo relatos de experiência.

Por que fazer Live Commerce?

Primeiramente, é importante voltarmos um pouquinho no tempo…

Você sabe que antes do e-commerce e do telemarketing as vendas aconteciam de forma bem diferente. As pessoas faziam as suas compras presencialmente a partir de conversas com um vendedor, que explicava e mostrava detalhadamente as características de um produto. 

Dessa maneira, o cliente conseguia entender como o produto funcionava e tirava suas dúvidas antes de se decidir pela compra.

Depois vieram as propagandas de rádio e TV que apresentavam os produtos e, posteriormente, surgiu o telemarketing para as pessoas conhecerem os produtos e ainda comprá-los sem sair de casa.

Hoje, a Internet proporciona essa mesma experiência: compras sem a necessidade de ir a um estabelecimento físico. 

Os e-commerces, para chamar a atenção do público e vender mais, precisaram (e precisam!) lidar com diversas estratégias de marketing e vendas e, foi nesse sentido, que o Live Commerce surgiu.

O Live Commerce reinventa a proximidade do cliente com a marca ao utilizar o fator humano nas interações, tirar dúvidas e mostrar o produto em ação. Assim, inspira confiança na marca e estimula os consumidores a comprarem

Além disso, é importante contar com presença digital para se destacar em um mercado competitivo e aparecer para pessoas com o potencial de se tornarem clientes da marca.

Quais são as principais características do Live Commerce?

Para você entender melhor o que é o Live Commerce, separamos 3 características principais dessa estratégia que tem se popularizado entre os e-commerces. Veja a seguir. 

1. Evento de lançamento

O ideal é usar o Live Commerce para apresentar novos produtos. Desse modo, você pode despertar o gatilho mental da novidade e conseguir atrair a atenção do público que irá se programar para acompanhar a transmissão. 

2. Tutoriais

Em lojas físicas, os vendedores mostram os produtos e ensinam a usá-lo, certo? 

Da mesma forma, o Live Commerce inclui tutoriais de uso. Isso quer dizer que a estratégia não se basta em apenas mostrar um produto

Por exemplo, ao mostrar uma nova coleção de roupas, é interessante usar um modelo que mostre a peça no corpo e as possibilidades de look que ela oferece.

3. Influenciadores

No lugar de vendedores convencionais, o Live Commerce usa influenciadores para conseguir mais alcance e engajamento. Eles têm sido muito importantes para as marcas porque apresentam seguidores fiéis que consideram importante a opinião deles

A boa notícia é que você não precisa contar com grandes influencers se o orçamento for baixo. Há diversos deles com até 100 mil seguidores que podem trazer muito resultado para o seu negócio.

Aqui, o importante é entender que o seu público-alvo segue e com quais ele se engaja mais. 

5 passos para fazer Live Commerce 

Na hora de planejar o seu Live Commerce, você precisa estar atento a alguns fatores importantes e seguir os 5 passos abaixo. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Para começar, é fundamental que você saiba quem é o seu público-alvo para ter um direcionamento eficiente. Ao saber quem ele é, conseguirá escolher o influencer certo, saberá que linguagem usar e até mesmo como o cenário deve ser apresentado. 

2. Esteja preparado para as plataformas usadas

Cada plataforma de streaming tem características únicas que precisam ser observadas no planejamento das ações. Então, veja quais são as possibilidades de cada uma e quais o seu público-alvo tem mais acesso na hora de escolher.

3. Ofereça condições exclusivas

Mostre para o público que acompanha a live o quanto ele é importante ao oferecer promoções e condições exclusivas. Além de valorizar a presença, essa estratégia mantém a audiência ativa e engajada com a marca.

Por exemplo, você pode oferecer cupons de desconto para quem assiste e brindes para os primeiros a realizarem uma compra.

4. Elabore um roteiro

O Live Commerce deve seguir um roteiro determinado por sua marca e em acordo com os influenciadores escolhidos. Assim, você poderá trabalhar gatilhos mentais e fazer com que a audiência se torne curiosa e atraída pelos produtos. 

Saiba que o Live Commerce também supõe entretenimento. Então, elabore um roteiro que apresente os produtos de forma interessante e com leveza.

5. Prepare o estoque

Tenha em mente que a ideia do Live Commerce é ampliar o alcance de sua marca e vender mais. Por isso, seu estoque precisa estar preparado para mais movimentação do que o normal.

Ao contrário, você arrisca realizar vendas que não serão finalizadas por falta de produtos ou pode atrasar a entrega pela espera de uma nova produção. Se isso acontecer, os clientes ficarão frustrados com a sua marca e evitarão realizar uma nova compra no futuro.

Cuide da experiência do usuário!

Crie estratégias que destacam a sua marca da concorrência

Além do Live Commerce, existem diversas outras ações que mostram a sua presença no ambiente digital e atraem os clientes certos. Tanto para o Live Commerce quanto para essas estratégias, você precisará de uma equipe que entende do assunto e ajude o seu negócio a decolar. 

Esse time está na Adtail, uma agência de marketing digital voltada para os resultados que seu negócio precisa. Nossos experts sabem tudo sobre as plataformas digitais de streaming e entendem onde o seu negócio quer e precisa chegar.

Gostou? Visite o nosso site e veja as melhores soluções em marketing digital para os resultados da sua empresa!

O WhatsApp tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e está instalado em 99% dos celulares das pessoas no Brasil, segundo estudo da Mobile Time!

Confira neste artigo 6 dicas de como vender pelo WhatsApp Business. Boa leitura!

1. Use o WhatsApp Business

Utilizar um perfil comercial possibilita uma série de funcionalidades para acompanhamento de métricas (quantidade de mensagens enviadas, mensagens lidas pelos usuários, entre outras), como também facilita o acesso dos consumidores às informações sobre a sua empresa.

2. Cadastre mensagens automáticas

O aplicativo permite o registro de mensagens automáticas. Cadastrar opções para saudação ou ausência é importante para gerar uma conexão logo que um novo cliente entra em contato e para informar sobre horário de atendimento.

3. Tenha um fluxo de cadência

É recomendável a definição de um cronograma sistematizado das possíveis interações com seus clientes. Assim, defina modelos de respostas para o primeiro contato, o envio de propostas, retorno sobre sua validade, encerramento e agradecimento pelo contato, mensagem após 30 dias etc.

4. Categorize as mensagens utilizando etiquetas

A ferramenta permite categorizar mensagens urgentes, aquelas que precisam de retorno, mensagens de clientes novos ou até mesmo segundo seu momento na jornada de compra. Crie grupos e tenha mais controle na gestão de relacionamento com seus clientes.

5. Aposte na função catálogo

Com o WhatsApp Business, é possível criar um catálogo para que seus clientes tenham acesso aos produtos e serviços disponíveis, seu valor, descrição, link para site ou redes sociais.

Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico, além de aumentar seu engajamento.

6. Use listas de transmissão

A plataforma permite a criação de diversas listas de transmissão segmentadas, tornando mais prático o envio de mensagens para até 256 contatos simultaneamente. Além disso, essa opção promove uma interação de um para um, sem os incômodos recorrentes de grupos de WhatsApp.

Gostou das dicas? Potencialize seu atendimento e seus resultados e venda mais com o WhatsApp Business

Priscila Navarro
Analista de Social Media na Adtail

Ao trabalhar com Inbound Marketing, sua empresa aproveita os benefícios do funil de vendas. Se você não conhece essa estratégia, não se preocupe! Nós explicaremos para você!

O que é funil de vendas?

Normalmente, os consumidores realizam uma série de ações antes de decidirem fechar uma compra. Esse caminho, que envolve vários sentimentos por parte do consumidor e diversas estratégias de uma marca, pode ser visualizado na forma de um funil.

Assim, funil de vendas é um modelo que estrutura a jornada de compra de um cliente em potencial. Ele é dividido em 3 etapas, sendo: topo, meio e fundo de funil. 

Quais são as vantagens do funil de vendas?

A divisão em 3 etapas em formato de funil indica mais consumidores no topo do que no fundo. Isso porque o número de pessoas que decidem comprar é sempre menor do que o de pessoas que sentem a necessidade de um produto ou serviço. 

Dessa maneira, o funil de vendas segmenta o público para que as estratégias sejam pensadas de acordo com cada uma das etapas. Isso inclui benefícios como:

Como iniciar um funil de vendas? 

Antes de tudo, para iniciar um funil, é crucial alinhar as equipes de Marketing e Vendas. Cada uma dessas áreas deve ser responsável por sua etapa e não ignorar que seu trabalho está associado a uma jornada com consequências enquanto se afunila.  

Portanto, entenda como as 3 etapas funcionam a seguir.

1. Topo de funil

Também conhecido como ToFu (top of the funnel), o primeiro estágio é o momento em que os visitantes descobrem que têm um problema ou necessidade. 

Após entrarem em contato com a sua marca, o melhor que sua empresa tem a fazer é oferecer conteúdos ricos que eduquem o visitante, como:

Aqui, é importante não perder de vista o visitante. Nesse sentido, preze por uma troca: você oferece o conteúdo e o visitante fornece seus dados. Para isso, basta incluir um formulário como requisito para o download do material.

2. Meio de funil

O meio de funil, também conhecido como MoFu (middle of the funnel), é onde estão os leads, ou seja, os contatos que já enviaram seus dados por meio de formulários, chats, sites, etc.

Nessa fase, os leads consideram realizar a compra, mas ainda não estão prontos para isso. Assim, a ideia principal é amadurecê-los para darem o passo da decisão. 

Ofereça ajuda com novos conteúdos e mostre que tem a solução sem forçar o lead a fechar a compra.

3. Fundo de funil

A última etapa é o fundo de funil, ou BoFu (bottom of the funnel), quando os leads estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas. Além de estarem cientes do problema, eles buscam a solução e têm inclinação a confiar em sua marca.

Então, basta mostrar como seu serviço é referência no mercado por ser o melhor. 

Após a compra, o lead se torna cliente e o funil de vendas é concluído. 

Passos para montar um funil de vendas 

Agora que você já entendeu quais são as etapas do funil de vendas, deve querer saber como montar o da sua empresa, não é mesmo?

Para isso, considere o nosso passo a passo que fará você refletir e achar respostas para a sua estratégia. 

Confira agora!

1. Conheça o seu público-alvo

No Inbound Marketing, as estratégias colocam a produção de conteúdo como a voz de sua marca. É claro que esse conteúdo precisa ser atrativo e útil para conseguir engajar os visitantes. 

Para que isso ocorra, é fundamental conhecer o seu público para saber qual é o seu perfil e saber qual tom de linguagem você deve utilizar. Com um público muito jovem, por exemplo, vale mais abusar de gírias e descontração do que da formalidade. 

2. Defina a persona

A persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal, criada a partir de um estudo sobre o seu público. Ela serve para orientar sua marca na produção de conteúdo.

Ela deve apresentar dados como nome, idade, interesses e profissão para ser mais humana e próxima da realidade possível.

Para criar uma persona, você pode realizar pesquisas com o público-alvo, analisar os insights de Analytics e o banco de dados de clientes ativos.

3. Saiba onde encontrar o seu público

A partir do entendimento do público-alvo e da definição de persona, você saberá onde encontrar o seu público. Então, crie uma lista dos ambientes físicos e digitais de seus possíveis clientes para saber onde disparar as campanhas.

4. Entenda os interesses do público

Afinal, quais são os interesses da sua persona? Descubra o que ela gosta, o que procura e o que chama a sua atenção. Isso será primordial para escolher temas para os conteúdos e anúncios e definir palavras-chave nas estratégias de SEO.

5.  Descubra onde o seu público consome conteúdo digital

No terceiro passo, você já entendeu onde encontrar seu público em ambientes físicos e digitais. Agora, é hora de saber onde eles consomem mais conteúdos na Internet.

Provavelmente, você encontrará redes sociais específicas.

Essa etapa mostrará onde você também deve estar. Afinal, só assim você estará em contato constante com clientes em potencial. 

6. Transforme seu site em uma plataforma amigável

Não se esqueça da experiência do usuário e preze por um site amigável para os diversos dispositivos.

Portanto, tenha atenção para fatores como:

7. Crie conteúdo atrativo para as redes sociais

Nas redes sociais, relacione o interesse do seu público com as soluções de sua marca. Além disso, promova o engajamento, interagindo com o público, respondendo rapidamente às suas dúvidas e os encorajando a dar feedbacks públicos em seus perfis.

8. Direcione os anúncios 

Por fim, será necessário criar anúncios que atendam a cada uma das etapas do funil de vendas. Para cada uma delas, existem gatilhos mentais e estratégias únicas. 

Uma vez que você conhece bem o seu público, sabe quais são seus interesses, onde ele está e está preparado para interagir com ele em sites, sua equipe de Marketing saberá criar os anúncios. Aliás, não se esqueça dos anúncios de mídia paga para cada uma das fases.

Mantenha seu funil de vendas atualizado com a Adtail 

Você já deve ter percebido que o mercado digital muda constantemente e, por isso, você deve estar atento para não perder oportunidades de vendas. 

Da mesma forma, a maneira como o cliente chega até a compra sempre tem alterações, então é necessário analisar sempre o funil de vendas e mantê-lo atualizado. 

Para isso, você pode contar com a Adtail, uma agência de marketing digital focada em alta performance e com serviços que têm soluções criativas para atrair consumidores a seu funil de vendas.

Um deles é o de CRM, que inclui estudo da base de clientes, segmentação e implementação de estratégias criativas. 

Saiba mais! Visite o site e veja como a Adtail atrai os clientes certos para a sua marca.

Não dá mais para ignorar o Social Commerce. Afinal, as pessoas passam boa parte de seu dia checando as suas redes. Entenda mais sobre o assunto!

O que é Social Commerce? 

O Social Commerce é uma estratégia de vendas em redes sociais. Ou seja, ele usa os ambientes de interação social e seus recursos para potencializar a comercialização de serviços e produtos.

É importante enfatizar que isso vai muito além de anúncios e exposições de produtos em imagens

Na verdade, a estratégia engloba todos os elementos que colaboram para que o cliente feche uma compra. Por exemplo, algumas das ações do social commerce são:

Isso quer dizer que o Social Commerce tem como meta principal usar a interação entre as pessoas para que elas se sintam atraídas pela marca e finalizem a compra.

Por que é importante ter Social Commerce?

O mercado percebeu que as pessoas passam um longo tempo nas redes sociais. E são fortemente influenciadas pelo que encontram lá. Assim, a presença nesses canais encurta a distância da marca com o seu público. E proporciona maiores chances de vendas.

Além da proximidade com o público, o Social Commerce traz diversas outras vantagens. Como a redução de custos com publicidade. Pois, você não precisará investir em peças publicitárias caras. Como é para a TV, por exemplo.

Ao mostrar sua marca nas redes, há chances de posts se tornarem virais sem que você pague por isso.

Outro ponto positivo é a credibilidade e boa reputação que a marca pode ganhar. Para isso, é necessário se posicionar bem no ambiente das redes para que os comentários sejam, em sua maioria, elogios e não reclamações.

Ainda há outros benefícios como:

Quais são os tipos de Social Commerce?

O universo das redes sociais é bastante amplo para as estratégias de vendas. Por isso, existem alguns tipos de Social Commerce que você deve conhecer para entender o que pode ser feito.

Confira a seguir!

1. Entre pessoas

Bom, esse tipo de Social Commerce acontece quando há o contato direto entre vendedor e consumidor. É muito comum em negócios C2C. Ou seja, de consumidor para consumidor.

O Social Commerce entre pessoas normalmente acontece para a comercialização de produtos usados em bom estado de conservação. Os sites que utilizam essa estratégia são Mercado Livre, OLX, Enjoei, entre outros.

2. Compras coletivas

Lembra do sucesso do Groupon e do Peixe Urbano? Então, esses sites popularizaram as compras coletivas, em que há ofertas em produtos selecionados para que as pessoas se sintam atraídas por elas.

Nesse sentido, os gatilhos mentais são muito utilizados. Com apelos para a escassez (frases como “últimas unidades”) e urgência (contagem regressiva para o fim da promoção).

3. Compras colaborativas

Nas compras colaborativas, também conhecidas por crowdfunding, várias pessoas se unem para a compra de um serviço ou produto. Algumas vezes, o item ainda não foi produzido. Por isso, essa estratégia facilita a organização financeira de quem vai vender.

Além disso, há muitos chamados para causas sociais. 

As compras colaborativas estão em sites como Catarse, APOIA.se e Vakinha.

4. Vendas em redes sociais

A forma mais popular de social commerce são as vendas em redes sociais. Essa estratégia consiste em comercializar por meio de lojas virtuais como as do Facebook e Instagram.

Nesses ambientes, é possível criar descrições, inserir fotos e usar os links de pagamento das redes sociais.

Dicas para começar a vender com o Social Commerce 

Se você quer começar a utilizar essa estratégia de vendas no seu negócio, precisa conhecer bem os sites de redes sociais, suas ferramentas e, claro, aplicar algumas dicas que temos para você.

Veja!

1. Ative as ferramentas

Explore os recursos de compra e venda para entender como eles funcionam. Depois, ative as funções para começar a usar.

Cada site tem suas particularidades. Por exemplo, o Instagram tem a aba “loja”, a sacolinha e insights com informações e métricas sobre o engajamento do público com o seu serviço.

2. Trabalhe com Marketing de Conteúdo

Para ser notado nas redes sociais, é preciso oferecer conteúdo comprável. E de muito valor para o seu público. 

Portanto, conheça bem a sua persona para saber quais são as suas dores e o que ela precisa resolver. Assim, você conseguirá atrair as pessoas que vão perceber que sua marca tem credibilidade para falar de determinados assuntos.

Depois, essas mesmas pessoas vão se engajar nas redes curtindo, comentando e compartilhando o conteúdo. 

Por fim, os leads converterão em vendas. Inclusive, ao receber o produto, podem trazer reviews ou fotos que servirão como mais conteúdo para a sua página.

Em resumo, tenha em mente a tríade: atrair, engajar e converter.

3. Faça atendimentos na plataforma

Você já deve ter entendido que deve estar onde o cliente em potencial está, certo? Então, o atendimento na plataforma é fundamental. É verdade que é mais fácil para muitas pessoas tentarem o contato pelas redes sociais do que pelo site.

Então, tenha uma equipe que responda às dúvidas com rapidez. E interaja nos comentários sempre buscando a melhor experiência para os usuários.

Nunca deixe um cliente sem resposta. Às vezes, basta uma frase para que a compra ocorra.

4. Mantenha-se atento

Por último, esteja sempre atento às movimentações nas redes sociais. Isso quer dizer que você precisa observar as tendências na rede em sua totalidade, as métricas do público na sua página e as otimizações feitas no site.

Além disso, você sempre precisará produzir conteúdo

Dessa forma, conheça bem as pessoas que se envolvem com a marca para saber como deve se comunicar. Crie listas para a execução do remarketing e use o e-mail marketing para garantir mais leads e fazê-los visitar a sua página nas redes sociais.

Conte com a Adtail para as suas estratégias de Social Commerce

Para utilizar o social commerce, é necessário atenção a diversos detalhes. Por isso, é essencial ter uma equipe especializada no assunto para que a estratégia seja aproveitada ao máximo.

Então, é hora de conhecer a Adtail! Nós temos um time certificado e altamente qualificado para cuidar das mídias sociais e traçar estratégias que buscam a alta performance de seu negócio. Entre as ações da Adtail estão:

Visite o nosso site e descubra como a Adtail ajuda a alavancar resultados!

O CAC é essencial para perceber como anda a saúde do seu negócio e o que deve ser feito para que aconteçam melhorias na aquisição de novos clientes. Saiba mais!

O que é o CAC? 

Você sabe o que é CAC?

O Custo de Aquisição de Cliente, ou CAC, é uma métrica usada para analisar e medir os esforços investidos para a aquisição de um novo cliente. Ou seja, estamos falando do investimento médio para conquistar um consumidor. 

Essa é uma métrica importante e estratégica para medir quanto um cliente custa para a empresa. Dessa forma, fica mais fácil para os empreendedores saberem que decisões devem tomar para manter a saúde do negócio.

Considerando que estamos falando de gastos com o cliente, dois setores devem ser considerados nos cálculos: o de Marketing e o de Vendas.

Por que calcular o CAC é tão importante?

O cálculo do CAC é fundamental para a organização financeira de uma empresa, pois ele expõe o desempenho dos gastos e mostra se eles estão ou não no caminho para a desejada lucratividade.

Há, ainda, outros benefícios do cálculo, como:

Além disso, com o CAC, é possível saber onde os investimentos estão sendo efetuados e quais os valores que devem retornar após a aquisição de um novo cliente. 

Dessa forma, é mais fácil entender qual é o gasto considerado normal e esperado e qual está acima do teto estabelecido pela empresa.

Como calcular o CAC para saber se o negócio vai bem?

Primeiramente, entenda que o CAC equivale ao custo total de Marketing e de Vendas dividido pelo número de clientes ou negócios fechados. Quanto mais baixo for o resultado, melhor para a saúde financeira da empresa.

Desse modo, a fórmula para calcular o CAC é a seguinte:

CAC = soma dos investimentos para aquisição de clientes / número de novos clientes

Só para ilustrar, imagine uma organização em que a soma total dos valores investidos para adquirir 30 novos clientes seja de R$30.000,00. Assim, a conta seria:

30.000,00 / 300 = 100

Dessa maneira, o CAC do exemplo acima seria de R$100.

É claro que não basta apenas fazer o cálculo sem ter atenção a alguns detalhes. Então, considere:

Quais são os fatores que preciso incluir no CAC?

É verdade que o CAC leva em consideração apenas as áreas que tenham relacionamento direto com a aquisição de clientes. Por isso, destacamos os setores de Marketing e de Vendas.

As duas áreas apresentam diversas atividades e todas elas estão envolvidas na estratégia de divulgação de sua marca. Então, não deixe nenhuma delas de fora. 

Por exemplo, no Marketing estão incluídos:

Já no setor de Vendas, não deixe de considerar:

A lista pode ser mais extensa e incluir atividades variadas. O importante é fazer um levantamento cuidadoso e detalhado, além de ser honesto com você mesmo quanto aos gastos.

Como administrar e entender o CAC?

Nós já explicamos que quanto menor for o resultado do cálculo do CAC, melhor para a organização. Mas você deve se perguntar: que número é bom para a saúde de minha empresa?

O ideal é que você analise se está gastando mais para conseguir clientes do que alcançando novos consumidores que pagam de fato. Uma forma de observar isso é analisando o Lifetime Value, ou LTV.

O LTV é uma métrica que se refere ao dinheiro que o cliente gasta enquanto tem um contrato com sua marca. Por exemplo, se ele paga R$30,00 reais no período de 6 meses, seu LTV é de R$180,00.

Portanto, o CAC precisa ser menor que o LTV para que a aquisição de novos clientes seja vantajosa e coopere para o crescimento da empresa.

Em outras palavras, o objetivo é ter um CAC menor possível e um LTV maior possível, como se os dois estivessem em uma balança

Tenha em mente que, para evitar surpresas desagradáveis, o melhor é realizar um monitoramento mensal para observar a movimentação de clientes diante do valor investido.

Como reduzir o número do CAC?

Para melhorar o CAC, é preciso gastar menos para conseguir mais clientes. Felizmente isso é possível com estratégias que otimizam os investimentos e trazem retorno gradualmente na geração de clientes.

A seguir, listamos 3 delas. Continue lendo.

1. Investimento em marketing de conteúdo

Trabalhe com conteúdos que respondam dúvidas e ajude o cliente a perceber que a melhor compra a ser feita é com a sua marca. A ideia é atrair pessoas que são consumidoras em potencial para o seu negócio.

2. Implementação do Inbound Marketing

Tendo o marketing de conteúdo como base, avance em SEO e trabalhe fortemente o funil de vendas. Com o Inbound Marketing você percebe como pode fazer seu negócio escalar, diminuindo investimentos.

3. Alinhamento entre Marketing e Vendas

Estimule a troca de informação entre as duas áreas de forma que as equipes possam se ajudar no processo de vendas. Lembre-se que as duas têm o mesmo objetivo, que é de alcançar mais clientes. Apenas as estratégias são diferentes.

Aprendeu mais sobre o CAC e quer conseguir mais clientes para fazer a sua empresa crescer? Saiba que a Adtail é uma ótima parceira nesse sentido. 

A Adtail é uma agência de marketing digital que desenvolve ações com criatividade e inovação para fazer seu negócio atingir as metas e alcançar novos consumidores para a marca.

Visite o site e saiba como isso acontece.

A conversão assistida não deve ser ignorada por quem deseja uma análise detalhada de seu funil de vendas. Se esse é o seu caso, continue a leitura!

O que é a conversão?

A conversão é o objetivo de seu site alcançado. Ou seja, quando um usuário realiza uma ação determinada por seu negócio. Ela pode ser uma venda, o preenchimento de um formulário, download de material, entre outras possibilidades.

Assim, é ela o que determina o sucesso ou fracasso de seu negócio. E, por isso, precisa ter uma atenção especial.

O que é conversão assistida?

A conversão assistida acontece quando o usuário usa um caminho diferente de seu site para, depois, converter no seu negócio. Em outras palavras, ele utiliza uma dimensão diferente da sua empresa para finalizar uma ação em seu site.

Parece confuso, mas não se preocupe, nós vamos exemplificar para ficar mais fácil.

Imagine que você tem uma loja virtual de tênis esportivos. Um usuário que precisa de um novo modelo encontra sua loja, navega entre as páginas, mas acaba saindo do site.

Dois dias depois, ao usar as redes sociais, ele se depara com um anúncio de sua loja e a exibição de um tênis. O usuário se lembra que precisa de um tênis novo, volta ao seu site e realiza a compra.

Então, esse exemplo ilustra a conversão assistida que, nesse caso, partiu de um tráfego orgânico para o pago. 

Por que a conversão assistida é uma métrica importante?

O Google Analytics 4 mostra relatórios em que você pode ver quais foram os intermediários que “assistiram” a conversão final em seu site. Eles são relevantes para qualquer análise profunda do funil de conversões. 

Afinal, eles partem de métricas que mostram quais são as fontes de tráfego que tiveram participação no processo de tomada de decisão do usuário. 

Assim, você poderá entender quais são os canais que apresentam um público cativo. E saber onde investir em propagandas.

Como configurar e gerenciar eventos de conversão assistida no Google Analytics 4

Se você usa o Google Analytics 4 sabe que houve uma mudança e os dados nos relatórios que eram “sessões”, agora são “eventos”. Esses eventos são todas as ações dos usuários em seu site e aplicativo.

Portanto, toda conversão assistida configura um evento.

O Google Analytics 4 designa os eventos abaixo como “eventos de conversão”:

Contudo, você pode marcar mais 30 possibilidades como eventos de conversão. Incluindo conversão assistida. 

Como marcar eventos como conversões no Google Analytics 4?

Se você deseja acompanhar uma conversão assistida no Google Analytics 4, precisa marcá-lo como um evento desse tipo. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Primeiro, escolha “Configurar > Eventos” no menu de navegação à esquerda. 
  2. Localize o evento na tabela “Eventos existentes”.
  3. Na coluna “Marcar como conversão do evento”, clique para ativar o botão.
  4. Depois, para criar uma conversão a partir do nome do evento, vá ao menu de navegação à esquerda e escolha “configurar > conversões”.
  5. Clique em “Novo evento de conversão”.
  6. Insira o nome do novo evento. 
  7. Por fim, clique em “Salvar”.

Como atribuir valor monetário para as conversões?

Primeiramente, você precisa saber que, para associar um valor monetário a um evento de conversão, é preciso que ele tenha parâmetros para especificar o valor

Felizmente, muitos eventos, como os de e-commerce, já apresentam os parâmetros value e currency. Assim, você pode adicionar os mesmos parâmetros a qualquer evento que desejar.

Lembre-se que o valor precisa estar no formato ISO_4217 de três letras.

Gostou do conteúdo? Se você chegou até aqui, sabe o que é uma conversão asistida e como gerenciá-la no Google Analytics 4. Então agora é hora de colocar a mão na massa e começar a acompanhar as métricas de seu site!

Dessa forma, você poderá criar novas estratégias para vender sempre mais. É aí que a Adtail pode ajudar sua empresa!

A Adtail é uma agência de marketing digital que entende qual é o seu negócio e se baseia em dados para desenvolver estratégias multicanais. Visite o site e saiba mais! 

As vendas em lojas físicas também podem ser fortalecidas pelo digital, ou seja, elas não estão de fora da revolução tecnológica que estamos vivendo. Saiba mais!

Qual a importância de ser uma empresa multicanal?

Uma empresa multicanal faz uso de diversos meios de comunicação para interagir com o seu público. Ou seja, não estamos falando apenas de vendas, mas do contato recorrente com clientes que vão se engajar com a marca.

Ao conseguir manter esse contato por meio de diversos canais, a empresa tem vários benefícios, como:

Então, se você tem uma loja física, também pode e deve se aproveitar do que o digital traz de vantagens para o mercado. 

Afinal, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na Internet antes de comprar em loja física.

Use estratégias para vender usando canais variados 

É verdade que a pandemia trouxe diversos desafios para os varejistas de lojas físicas. As medidas de restrição forçaram os empreendedores a criarem alternativas para conseguir manter o seu negócio funcionando.

Nesse sentido, a Internet foi e tem sido uma grande parceira para vender mais e manter a cartela de clientes ativa.

Agora, você deve se perguntar: “com o mundo de possibilidades que a Internet oferece, qual canal escolher para a minha loja?”. A resposta para essa pergunta depende do seu público e de onde ele está.

Assim, analise o perfil de clientes do seu nicho e veja se o canal ideal para interação com o seu público é o WhatsApp, Instagram, TikTok ou alguma outra rede social. O e-mail marketing também deve ser considerado, pois é um dos canais onde mais ocorrem as conversões.

Além disso, há a possibilidade de utilização de site.

Após decidir quais são os melhores canais para o seu negócio, é hora de criar estratégias para cada um. Será necessário levar em conta as particularidades do canal e o que o seu público espera de você, para alcançar vendas em lojas físicas.

Como lidar com tantos canais para vendas em lojas físicas?

A empresa multicanal precisa lidar com a análise e coleta de dados de cada um dos canais que escolheu trabalhar. E isso parece ser bem trabalhoso, não é mesmo?

Contudo, a tecnologia surge, mais uma vez, com soluções. É possível integrar os canais e controlá-los sem que você se perca ou negligencie algum. Você pode utilizar softwares de gestão ou nuvem de dados.

Além disso, as agências de marketing, como a Adtail, podem agilizar o processo de integração, além de criarem estratégias para que o uso de vários canais as vendas em lojas físicas sejam potencializadas.

Como utilizar o digital para fortalecer a minha marca?

Não adianta apenas colocar a sua marca nos canais sem estratégias que levem a vendas em lojas físicas. O meio digital é poderoso para quem sabe usufruir dele.

Portanto, o branding de sua loja física só será fortalecido pelos canais do digital se você seguir estratégias objetivas e bem planejadas. Quer saber como? A gente explica a seguir!

1. Alimente as redes sociais frequentemente

Com a popularização dos smartphones, os brasileiros se tornaram heavy-users de redes sociais e realmente gostam de passar o tempo nelas. 

Para as vendas em lojas físicas, elas são excelentes. Pois influenciam o comportamento de quem faz uso delas com linguagem simples. E, muitas vezes, bom humor.

Você pode aproveitar as redes sociais para convidar o público a visitar a loja, informar sobre promoções, realizar parcerias com influencers de seu nicho e tirar dúvidas sobre o seu produto ou serviço.

Com o engajamento em alta, sua loja física é mostrada para outras pessoas que são seus clientes em potencial.

2. Produza conteúdo útil 

As pessoas já não querem mais um simples vendedor, mas um consultor que ofereça soluções práticas para as suas vidas. Por isso, o marketing de conteúdo faz toda a diferença na hora em que os clientes decidem comprar.

Dessa forma, conheça bem o seu público para criar conteúdos que falem diretamente com ele e resolva suas dores. Você pode fazer isso de diversas maneiras, como:

Sua marca se tornará uma referência no nicho. Fazendo com que as pessoas se lembrem dela quando decidirem comprar um produto ou serviço.

3. Invista em anúncios e crescimento orgânico

Para ser visto na Internet, seu negócio pode recorrer a duas formas: anúncios pagos e técnicas de SEO. Os dois são úteis e trazem resultados se aplicados da maneira correta e com planejamento.

Ao investir em anúncios, você pode segmentar seu público e focar em quem realmente se interessará por sua marca. Os resultados são rápidos.

Por outro lado, para perceber um crescimento orgânico, será necessária uma estratégia de médio e longo prazo. Estamos falando de técnicas de SEO que tem o objetivo de posicionar sua página nos primeiros lugares do Google.

Conheça outras estratégias para levar mais pessoas à sua loja

Além das estratégias que explicamos acima, existem outras que fazem a diferença nas vendas em lojas físicas. Elas conquistam mais clientes que percebem sua organização e credibilidade. 

Confira!

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que trabalha o SEO local e mostra seu negócio para quem está perto de você

Funciona assim: você cria o perfil de sua loja com fotos, horário de funcionamento e localização. Depois, seus clientes avaliam seu serviço com notas e comentários. 

Sua loja aparecerá na página do Google, bem como no Google Maps. Bem legal, né?

2. Padronização de preços

Tenha muito cuidado ao precificar, pois se seu valor for muito acima do online, as pessoas não comprarão em sua loja. 

Caso contrário, com um preço competitivo, as pessoas vão preferir já sair com o produto em mãos do que ter que esperar a entrega do online.

3. Vantagens para quem compra na loja

Não é porque sua loja é física que você não possa vender online!

Quer saber como? Você oferece a possibilidade de compra pela Internet, desde que aconteça a retirada do produto na loja física. Assim, todos têm a ganhar: sua empresa que vende no meio digital e os clientes que economizam com o frete.

Não acabou! Quando o cliente vai à loja, ele tem a chance de ver mais produtos e sair de lá com uma nova compra.

Gostou do conteúdo e precisa de ajuda para criar estratégias que mostrem a sua marca online? Ou quer migrar para o digital?

Então, conheça a Adtail, uma agência de marketing focada em performance e presença digital, que tem o melhor time de especialistas.

A Adtail ajuda seu negócio a crescer com o desenvolvimento de estratégias multicanais. Visite o site e saiba mais!

O marketplace está na moda. Ele facilita a vida de lojistas que não sabem como começar e oferece apoio para vendas. Mas, também existem muitas desvantagens. Confira!

O que é marketplace?

Você sabe o que significa marketplace? Bom, o marketplace é um modelo de negócio que funciona como um shopping virtual.

Portanto, como a própria tradução indica, marketplace é uma plataforma digital que reúne diversas lojas em apenas um local. Assim, diversas marcas e vendedores se encontram no mesmo local.  

Só para ilustrar, exemplos famosos são o Mercado Livre, Marketplace Facebook (Meta) e Amazon.

Existe diferença entre marketplace e loja virtual?

Antes de tudo, saiba que tanto o marketplace quanto a loja virtual são parte do que chamamos de e-commerce (comércio eletrônico). Entretanto, os dois apresentam modelos de funcionamento diferentes.

Mais uma vez, o marketplace agrupa vários vendedores que utilizam da mesma plataforma para vender seus produtos e serviços. Então, quem cuida do marketing e da logística é o administrador do marketplace. 

É importante lembrar que o dono do marketplace cobra uma taxa de comissão das vendas. Ou, uma mensalidade para a hospedagem da loja.

Por outro lado, a loja virtual é de apenas um vendedor. Em consequência, esse vendedor cuida sozinho ou com ajuda de uma agência de marketing de diversos aspectos. Entre eles, estão o branding, a logística e a experiência do usuário.

Por que utilizar o marketplace?

Veja bem, especialmente após o isolamento social, o marketplace no Brasil e no mundo tem ganhado expansão.

E mais, além do contexto de pandemia, existem outros fatores que fazem os lojistas procurarem um marketplace para vender seus produtos. Isto é, estamos falando de vantagens para quem quer um apoio no seu processo de vendas.

Confira três delas a seguir!

1. Maior visibilidade

Se sua loja é nova, o marketplace para vender pode ser o seu melhor lugar. Afinal, você ainda está construindo sua cartela de clientes. E o marketplace é visto por um alto número de usuários da Internet.

As plataformas já possuem um público consolidado. Então, se tornar uma opção de compras no site expõe a loja a um maior número de compradores em potencial.

2. Aumento das vendas

Consequentemente, quanto mais visibilidade, há o aumento de vendas. Imagine que uma pessoa precise comprar uma cadeira. Ao acessar o marketplace, ela encontrará modelos em lojas já famosas no mercado. Bem como em lojas iniciantes.

3. Crescimento do negócio

Dentro do marketplace, você é encontrado por pessoas de diferentes lugares e perfis. Dessa forma, a diversidade de público possibilita a venda de novos produtos. Que vão satisfazer nichos específicos.

Essa é uma forma de desenvolver seu negócio e se destacar no mercado.

Por que NÃO utilizar o marketplace?

Bom, a verdade é que nada é perfeito. O marketplace também pode apresentar problemas que trazem dor de cabeça para você. Por isso, separamos algumas desvantagens desse modelo de negócio. Para você pensar muito bem antes de entrar. 

Continue a leitura!

1. Dependência da plataforma

Isso mesmo, apesar dos benefícios em oferecer seus produtos no marketplace, existe o lado da dependência da plataforma. Que pode ser um entrave para a sua empresa.

Há o risco de aumento de taxas e comissões sem que seu negócio esteja preparado financeiramente para a mudança. E mais, outra coisa que pode acontecer é o marketplace encerrar suas atividades. Deixando sua loja sem canal de venda.

Daí, o melhor é montar sua própria loja virtual.

2. Layout e processos engessados

Como o marketplace precisa atender a uma variedade de lojistas, ele precisa trabalhar com layouts e processos padronizados. Essa é uma tentativa de enquadrar todas as lojas de forma igualitária.

No entanto, isso gera layouts e processos engessados. Que apresentam pouca inovação e criatividade. Além disso, há pouca ou nenhuma possibilidade de personalização de páginas e campos de informação.

Em uma loja virtual, você tem liberdade para esses aspectos.

3. Falta de personalização

Justamente por atender muitos lojistas, as lojas ficam sem personalidade. Quase não é possível trabalhar as cores, linguagem ou layout da landing page para que o usuário reconheça sua marca.

Isso afeta seu desempenho em ser reconhecido nas redes sociais e em estratégias de recompra. 

Do contrário, com uma loja virtual, há personalização. E a identidade da marca é facilmente entendida e reconhecida pelos usuários.

4. Redução de lucratividade

Com as taxas que, muitas vezes, são altas, há também a redução de lucratividade. Uma parte das vendas é direcionada para o marketplace. Então, é preciso prever essa porcentagem no seu planejamento e evitar um descontrole financeiro.

Como há a possibilidade de comparação dentro do próprio site, diversos fatores se tornam mais competitivos. Inclusive o preço.

Então, o marketplace é o melhor lugar para o seu negócio? Ou prefere abrir uma loja virtual?

Como escolher a melhor plataforma de marketplace?

Se mesmo após saber das desvantagens, você quiser ingressar no marketplace, precisa considerar alguns aspectos na hora de escolher uma plataforma. Tais como:

Após considerar esses aspectos, estude e analise os marketplaces que mais chamaram a sua atenção para decidir qual a melhor opção. Tenha em mente que não existe o marketplace perfeito. E os problemas de engessamento que eles têm.

Otimizações: SEO na plataforma

Mesmo que os marketplaces já trabalhem com estratégias de SEO e se apresentem como autoridades, você pode realizar otimizações para potencializar a compra e venda.

Infelizmente há pouca autonomia para se destacar no Google quando se usa o Marketplace. No entanto, é possível realizar otimizações internas na ferramenta.

Entre elas, está o uso de palavras-chave, que devem partir de um estudo anterior sobre as buscas dos usuários na Internet. Insira essas palavras-chave no título e descrição do produto.

Outros pontos importantes estão listados abaixo.

Adtail: a agência perfeita para aumentar suas vendas

Se você deseja vender na Internet fora do marketplace e criar seu próprio site, conte com uma agência de marketing que saiba o que fazer, como a Adtail.

A Adtail atende diversos segmentos dentro do digital e cria soluções com muita inovação e criatividade.

Então, conheça a agência e fale com um especialista. Você vai descobrir como sua loja virtual pode entregar resultados com estratégias focadas em alta performance.