Eduardo Bremer

Threads: o 'Twitter' da Meta vai fracassar ou tem tudo para dar certo?

Por Eduardo Bremer, Especialista de Social Media da Adtail

A Meta pode até não ser a maior criadora de novas ideias, mas uma coisa é fato: eles sabem ler o mercado e introduzir novas tendências como ninguém – já vimos isso acontecer em um passado recente com os stories e vídeos verticais, por exemplo.

Dizem que "o mais difícil não é chegar ao topo, mas permanecer lá"... e bem, goste ou não dos métodos da Meta, eles estão dando os passos necessários para continuar no topo.

Na última semana – em meio a uma polêmica envolvendo limites de leitura no Twitter de Elon Musk –, Adam Mosseri, CEO do Instagram, veio a público através do seu canal de transmissão no Instagram divulgar o lançamento da nova rede social “Threads”.

O lançamento, que estava previsto para acontecer na manhã de quinta-feira (06/07), foi adiantado para o início da noite de quarta-feira (05/07), onde a internet se mobilizou para conseguir seu cadastro e “chave de acesso” para o Threads.

Isso porque havia um easter egg que consistia em digitar os termos “1992” “p92” “saymore” “thread” ou “ticket” na barra de busca do Instagram para conseguir uma espécie de ingresso para entrada na rede social, que continha um direcionamento para baixar o aplicativo na Apple Store e Google Play. Uma curiosidade é que os termos utilizados se tratavam de antigos nomes para o projeto da rede social, que inclusive já se chamou Barcelona em um dado momento.

Dado esse contexto, antes de continuar, mentalize sua opinião: o Threads vai fracassar ou tem tudo para dar certo? Confira algumas informações que já sabemos neste artigo!

O que é o Threads?

Threads é a nova rede social da Meta, trata-se de uma rede inspirada no Twitter com aparência e funcionalidades semelhantes. Aqui está a descrição oficial do Threads na listagem da loja de aplicativos:

“Diga mais com o Threads — o app de conversas de texto do Instagram.

O Threads é onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã. Não importa o seu interesse, você pode seguir e se conectar com seus criadores de conteúdo favoritos e outras pessoas com as mesmas paixões — ou criar um público leal para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.”

Threads já é um sucesso absoluto?

Ainda é muito cedo para tratar o Threads como um sucesso absoluto, mas é indiscutível que houve um movimento muito bem pensado pela Meta para atrair uma “avalanche” de novos usuários que sustentem uma necessidade de conteúdos dentro em uma rede recém-estabelecida.

Esse movimento foi possível devido ao Threads possuir integração com um perfil já existente do Instagram, isto é, para você entrar no Threads pela primeira vez, basta autenticar o seu mesmo login do Instagram e pronto: você já está dentro da nova rede social, podendo importar inclusive suas informações pessoais de avatar, bio e até mesmo os seus seguidores e perfis que sua conta está seguindo, tudo isso em apenas alguns segundos.

Para se ter ideia do sucesso desse movimento, em apenas 1 hora de liberação nas lojas de aplicativos, o Threads já havia atingido 1 milhão de usuários. Em 7 horas, o número de usuários chegou a 10 milhões.

A Statista, empresa alemã que oferece estatísticas, relatórios e insights de mercado, divulgou uma lista comparando quanto tempo outros serviços levaram para atingir 1 milhão de usuários:

Netflix – 3.5 anos

Airbnb – 2.5 anos

Twitter – 2 anos

Facebook – 10 meses

Spotify – 5 meses

Instagram – 2.5 meses

ChatGPT – 5 dias

Threads – 1 hora

Uma rede social criada para ser descentralizada no ‘fediverso’

Pouca gente sabe, mas uma das grandes jogadas do Threads é ser criada em um protocolo que permitirá uma descentralização no futuro, tendo seu funcionamento não mais baseado em servidores de uma empresa, mas por usuários voluntários.

Essa estrutura permitirá que o Threads faça parte das plataformas pertencentes ao chamado "fediverso". Segundo o Canaltech, "Fediverso é o nome dado à federação de plataformas descentralizadas. O conceito nasce da fusão das palavras "federado" e "universo", refletindo sua missão de unificar redes sociais, fóruns de debate, microblogs e muito mais em uma vasta rede horizontalizada.

No fediverso, cada rede social funciona com o seu respectivo servidor, mas a comunicação gira em torno de uma rede central — isso existe graças ao protocolo ActivityPub. É esse sistema de diretrizes que permite aos usuários compartilharem fotos, vídeos e demais publicações como se estivessem no mesmo local."

No momento, o fediverso já conta com alguns serviços interligados:

E segundo a Meta, o Threads deve se comunicar com esses canais em breve. Ao ingressar no Threads, os usuários são impactados por um aviso: “As futuras versões do Threads terão acesso ao fediverso, um novo tipo de rede social que permite que as pessoas sigam e interajam umas com as outras em diferentes plataformas, como o Mastodon”.

Threads vs Twitter: comparativo de recursos

Após alguns testes, comparamos as diferentes funções que podem ser encontradas no Threads e no Twitter:

  • Threads oferece 500 caracteres por post, enquanto o Twitter possibilita apenas 280 caracteres*;
  • Threads e Twitter possibilitam adição de links e fotos;
  • Threads tem capacidade para vídeos de até 5 minutos, enquanto o Twitter oferece somente 2 minutos e 20 segundos*;
  • Threads e Twitter possuem selo de verificação por notoriedade, enquanto o Twitter também possibilita verificação paga;
  • Threads e Twitter possibilitam deletar um post, enquanto o Twitter permite a edição de um tweet (caso o usuário assine Twitter Blue);
  • A visualização do Threads via desktop ainda é bastante limitada, podendo apenas visualizar os conteúdos publicados, enquanto o Twitter possui ampla navegabilidade via desktop (algumas funções também são exclusivas para os aplicativos mobile);
  • Twitter sai na frente nos recursos de mensagens diretas, trending topics, hashtags, listas por conteúdos, posts salvos e notas da comunidade que possibilita usuários adicionarem contextos úteis a tweets compartilhados com supostas informações enganosas.

*As funções apontadas podem ser aprimoradas através do serviço de assinatura Twitter Blue, que expande o limite de um tweet para até 4.000 caracteres e vídeos com até 2 horas de duração. Demais recursos podem ser encontrados aqui.

Sua marca deve estar no Threads?

Considerando o contexto de novas tendências e as rápidas mudanças nos hábitos de consumo dos usuários, sugerimos que a sua empresa faça a criação do espaço no Threads e comece a validar diferentes abordagens e formatos de conteúdos.

Três dicas para se atentar nesse início: 

  1. Avalie marcas que já estão com uma presença mais ativa (como, por exemplo, Netflix, Ponto Frio, Bis) e construa um benchmarking: entenda o tipo de linguagem, os formatos dos conteúdos e como as pessoas estão reagindo a cada uma das particularidades que observar; 
  1. Reaproveite conteúdos que já registraram bons desempenhos no Twitter, ou em alguma outra rede social, mas que possua uma comunicação mais informal e descontraída que se aproxima do usuário. A técnica de “reciclar” posts com boa performance é bastante comum, pois a ideia central do conteúdo já passou por uma validação pública onde obteve bons resultados, portanto, por que não recuperá-lo? Se necessário, não esqueça de atualizar informações cruciais do conteúdo;
  1. Por fim, é importante ter um cuidado adicional com as personas, que ainda tem sido encarado como uma “insegurança” da plataforma, visto que, diferente do Twitter onde se trata de um "lugar de escape" (podendo o usuário final construir uma persona fictícia), dentro do universo do Threads já não é bem assim, devido ao seu perfil estar sempre vinculado ao nome do Instagram, perdendo-se então a questão do anonimato. Mesmo assim, uma marca precisa estar com o social listening apurado para o tipo de público que estará recebendo e engajando com seus conteúdos.

Se a sua empresa quer alcançar novos objetivos e desenhar novas estratégias digitais no Threads, é importante ter o apoio de uma agência de marketing digital que entende do assunto, sabe analisar dados e trabalhar com estratégias diversas para alcançar a presença digital desejada.

Por isso, conheça a Adtail. Nosso time de experts está preparado para entender a sua empresa e ajudá-la a crescer.
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